Técnica 1 – Sem escapatória

Técnica 1 - Sem escapatória

Técnica 1 – Sem escapatória

Técnica 1 – Sem escapatória é o tema deste artigo.

O objetivo deste estudo é fazer um fichamento das ideias centrais das técnicas proposta Doug Lemov, no livro Aula Nota 10.

Primeira técnica: Sem escapatória

Em uma turma com alto desempenho, todos aprendem.

No entanto, nesta turma sempre tem alunos que fogem das perguntas.

Aplicando a técnica sem escapatória

Neste momento se aplica a técnica primeira sem escapatória.

A técnica (sem escapatória) contempla todos os alunos, os que têm alto desempenho, pois estes querem socializar o  que sabem e até mesmo os alunos que sempre fogem das indagações.

O ciclo das perguntas se encerra até que alguém dê a resposta correta.

Técnica 1 - Sem escapatória
Técnica 1 – Sem escapatória

Ideia chave da técnica sem escapatória

A ideia chave consiste em começar com uma pergunta, e encerrar sempre com a resposta certa.

Por exemplo, você pergunta ao aluno A, ela dá uma resposta evasiva, daí você pergunta ao aluno B, ele responde corretamente, então, você volta ao aluno A e pede para ele responder fazendo com que ele aprenda.

É o fundamento essencial da aprendizagem: errar para depois acertar.

Sem escapatória tem 4 formato

As sequências têm algo em comum, a saber, a incapacidade de saber do aluno.

Formato 1

Em síntese, você dá a resposta e pede para o aluno repetir.

Formato 2

Um aluno dá a resposta e outro aluno responde.

Você também pode aplicar a Técnica 23 (em coro)  para que a sala toda responda a resposta correta.

Formato 3

Você dá uma dica (pista) e o aluno descobre.

Formato 4

Um aluno dá a pista e outros descobrem.

Considerações finais

As pistas são informações úteis para que o aluno chegue a sua conclusão.

Preferencialmente, priorize as dicas que são dadas pelos alunos, para que eles produzam seus próprios conhecimentos.

Naturalmente que você não pode fazer isso o tempo todo, senão você perde o controle da aula.

Afinal, mesmo dando respostas erradas o propósito é que os alunos aprendam com o próprio erro.

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