Cândido Mota – SP

Cândido Mota, SP

Cândido Mota – SP

Cândido Mota – SP, o Gigante Vermelho do interior.

Este artigo será um belo passeio, desde a parada do Jacu até a atual cidade de Cândido Mota.

Um desfrute para antigos e atuais moradores, simples assim.

Boa viagem.

Acesse no artigo sobre os telefones úteis de Cândido Mota, SP.

Neste artigo vamos passear pela história, escrita e também fotos históricas dos primórdios.

Inicialmente mostramos uma foto da principal via (Avenida Coronel Valêncio), sobretudo que dava acesso ao povoado por meio da estação férrea.

Avenida Coronel Venâncio Carneiro em 1918
Avenida Coronel Venâncio Carneiro em 1918
Lojas de cereais antiga na cidade
Lojas de cereais antiga na cidade

Alguns parceiros

Esclarecemos que algumas empresas são parceiras e também é uma forma de prestigiar os empreendimentos da cidade de Cândido Mota, SP.

Começamos pelo Açougue do Jakaré

R. Ângelo Pipolo, 160 18 99678-0649

Açougue do Jakaré
Açougue do Jakaré

História de Cândido Mota 

Em primeiro lugar, os desbravadores enfrentaram grandes desafios ao adentrar a mata e abrir caminho para a futura exploração e povoamento.

Muitos enfrentaram dificuldades com o terreno acidentado, em suma, as doenças tropicais, a presença de povos indígenas e a escassez de recursos básicos.

No entanto, o potencial econômico e as oportunidades de prosperidade oferecidas pelas terras do interior paulista foram motivos suficientes para que muitos se arriscassem nessa empreitada.

Com o passar do tempo, esses desbravadores contribuíram para o processo de ocupação e desenvolvimento do estado de São Paulo, estabelecendo novas cidades, construindo infraestrutura e impulsionando a economia local.

Adentrando a mata

Foi no ano de 1887, portanto, que o governo do estado de São Paulo criou a Companhia Colonizadora Paulista (CPP).

O objetivo da CPP, porém, era coletar informações básicas: número de rios, qualidade e quantidade de solo cultivável, riquezas minerais e materiais. Além da quantidade e localização de população originária (indígenas), entre outras informações.

Neste artigo, com a finalidade de ampliar conhecimentos, será feita uma contextualização histórica do cenário nacional e internacional.

No ano de 1850, para ser mais preciso, em 18 de setembro, o imperador Dom Pedro II criou as divisões rurais de latifúndios, ou seja, dividiu as terras e fundou grandes propriedades, o que hoje popularmente conhecemos como fazendas.

Ainda em 1850, a Lei Eusébio de Queirós encerra o tráfico de escravos ultramarino (escravos vindos de outros continentes), desse modo, o país não podia mais recepcionar escravos da África ou de outros continentes.

Por fim, entre os anos 1850 até 1852, ocorreu a Guerra da Prata entre Uruguai, Argentina e Brasil.

Casa das embalagens

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Modificação do cenário 

Foi assim que, gradualmente, o cenário local foi se modificando, saindo das matas cerradas para cultivos de lavouras e criação de animais domesticados – em regime de engorda ou pastagem –, tais como, cavalos, bois, porcos, galinhas, entre outros.

Sempre deve-se considerar, sobretudo, que esta região era habitada por povos originários, populares indígenas.

Neste momento não vamos aprofundar sobre os nossos ancestrais, mas, adiante iremos prestar nossas homenagens a eles.

Em seguida, mineiros, predominantemente do estado de Minas Gerais, por decorrência da crise dos minérios, migraram para o estado de São Paulo, de modo particular para o interior.

Enquanto isso, o mineiro José Teodoro de Souza chegou à região de Botucatu, SP, no ano de 1850.

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Localizado na rua Gerônimo Flauzino, no numeral 100.

Entre em contato via (18) 33413225 e (18) 997821721

Desbravando a região de Cândido Mota (São Paulo)

Nesta parte, acima de tudo, destaca-se o processo de entrada para o interior do estado de São Paulo, este fenômeno é chamado de imersão.

Num primeiro momento, não apenas, os portugueses colonizadores povoaram apenas o litoral.

Com o passar dos anos, dessa forma, talvez até pela escassez da matéria-prima, os colonizadores sentiram a necessidade de adentrar mais e mais.

Essas características de imersão cabem mais às capitanias.

As capitanias hereditárias, como resultado, foram a primeira divisão administrativa e territorial do Brasil, que ficou dividido em 15 territórios.

Outro apoiodor é o Márcio Bike

Tudo de material esportivo de bicicletas
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Desbravando o interior

No ano de 1890 (século XIX) o governo de São Paulo montou uma comitiva de desbravadores para adentrar o interior.

O percurso

Adentrou pelo rio do Peixe via Botucatu, SP, distante 242 Km via rodovia.

Em que ano a caravana chegou à região de Botucatu?

Era ano de 1891.

Estrada de ferro Sorocabana

A estrada de Ferro Sorocabana permaneceu em atividade até julho de 1875 quando foi incorporada à FEPASA (Ferrovia Paulista SA).
No ano de 1866 o imigrante austro-hungaro Luis Matheus Maylasky chega à cidade de Sorocaba.

Maylasky propõe a ligação por meio de estrada férrea entre Sorocaba e São Paulo.

Em 1914 chegaram os primeiros trilhos da estrada de ferro, após a chegada da malha ferroviária começaram a chegar os primeiros comerciantes, e as formações das primeiras comunidades.

Linha férrea adentrando a mata
Linha férrea adentrando a mata
Animais (na foto bois) ajudando na construção da estrada de ferro
Animais (na foto bois) ajudando na construção da estrada de ferro
A estação foi denominada Parada do Jacu
A estação foi denominada Parada do Jacu

A parada começou a ser utilizada em 1914, e gradativamente começou a trafegar trem de carga que escoava a produção da região.

O posto ou parada do Jacu teve este nome porque colocaram um “mangote” de sucção de água do córrego do Jacu.

Estas águas eram usadas para abastecer as locomotivas que eram de vapor. 

O ponto de parada (estação) também começou a ser chamada de “chave”.

A chave, que fica localizado próximo a rodoviária, servia para desviar o percurso dos trens.

Nesta linha paralela, as máquinas liberava a linha principal, enquanto a locomotiva estacionada abastecia de água e lenha, afinal os trens eram movidos a lenha, por isso, as populares Maria Fumaça.

Madareira da estação

Por muito tempo (até 1980) nas proximidades da estação de Cândido Mota houve uma madeireira.

Após a fundação da estação está madeireira era um local reservado para armazenar madeira no início, afinal o comércio de madeiras foi a priori um modelo de economia.

Posteriormente, este espaço era usado para preservar as madeiras usadas na manutenção da malha férrea.

Madeireira antiga
Madeireira antiga
Madeireira em outro ponto da cidade
Madeireira em outro ponto da cidade
Extração de madeira com carro de boi
Extração de madeira com carro de boi

A estação

Em 1918 o posto e parada Jacu é elevado ao status de estação.

Cervejaria Conti

Abaixo algumas imagens sobre a cervejaria Conti de Cândido Mota, SP.

Em breve vamos atualizar a história dessa indústria genuinamente cândido-motense.


Administração da cidade 

Ao povoado, no entanto, deu-se o nome de “Posto ou Parada do Jacu”, no ano de 1920, especificamente em 22 de abril.

Em 24 de dezembro de 1921, pela Lei nº 1.831, tornou-se distrito de Assis, SP.

No dia 28 de dezembro (Lei nº 1.956) emancipou-se de Assis.

A primeira comarca foi fundada em 14 de março de 1924.

Nome de Cândido Mota (São Paulo)

Você já se perguntou por que a cidade não se chama Coronel Venâncio?

Eu já!

Em razão do Sr. Cândido Mota ser de notória visibilidade.

Ele foi Cândido Mota secretário estadual da agricultura.

E também era proprietário de terras na região de Cândido Mota, SP.

O ex-vereador Walter Marroni (em memória), na sua pesquisa intitulada Histórico de Cândido Mota. Evolução socioeconômica e política, de 26 de outubro de 1973, relata que homenagear o Coronel Valêncio Carneiro, fecharia as portas do município para outras possibilidades.

Por isso, homenagearam Cândido Mota.

A meu ver, atitude louvável.

Notícias de Coronel Valencio Carneiro

Imagem ilustrativa

Prestação de contas da sua função em  1906
Prestação de contas da sua função em 1906

Carneiro no informe da guarda nacional

Coronel Carneiro eleito pela junta comercial a deputado
Coronel Carneiro eleito pela junta comercial a deputado
Publicação no estado de São sobre o clube das armas
Publicação no estado de São sobre o clube das armas
Coronel Carneiro eleito pela junta comercial a deputado
Coronel Carneiro eleito pela junta comercial a deputado

A primeira Câmara 

Em 01 de março de 1924, Diogenes Bravo, Manuel Fernandes Barreira, Otacílio da Cruz Peixoto, Antônio da Silva Vieira, Antônio Villas Boas, e José Rita Araújo, ou seja, se os primeiros vereadores.

Em 13 de março de 1924, ocorreu a primeira sessão.

Nesta ocasião, o mais experiente, Diógenes Bravo, comandou a primeira reunião do biênio 1924-1925.

Em 17 de março de 1924, foi realizada a reunião de escolha dos cargos, sendo esses:

Presidente: Otacílio da Cruz Peixoto.

Vice-presidente: José Rita de Araújo.

O primeiro executivo foi.

Ficando prefeito o senhor Antônio da Silva Vieira.

E no cargo de vice-prefeito, o senhor Manuel Fernandes Barreira.

Saiba um pouco mais sobre a história da paróquia de Cândido Mota (São Paulo).

Fatos interessantes sobre Cândido Mota

No ano de 1924, estipularam o perímetro urbano.

Em 05 de julho de 1923, foi o momento marcante da instalação do primeiro poste de iluminação pública. A pedido do então vice-prefeito Manoel F. Barreira.

Outro fato marcante e histórico ocorreu em 17 de setembro, quando as autoridades locais conseguiram conter os “revoltosos”, adeptos da Revolução de 1922 a 1924, fato histórico de guerra com o governo federal e paulista.

Tal ato protegeu o patrimônio material e cultural da cidade de Cândido Mota, SP.

Foi no ano de 1925 que começaram os enterros em Cândido Mota, SP.

O cemitério foi fundado no mesmo local de agora, na Avenida da Saudade, depois da Escola Estadual Rachid Jabur e próximo da COOPERMOTA.

Outro fato marcante foi o terceiro projeto de lei, instituído em 16 de abril, criando a primeira estrada de automóvel, entre Cândido Mota e Assis, isso mesmo, automóvel, até então os meios de transporte eram via cavalo.

Hoje, é a rodovia Benedito Pires no município de Cândido Mota, SP, e avenida com o mesmo nome no município de Assis.

No ano de 1925, foi criada a estrada carroçável, com conexão entre a cidade e o bairro rural da água da Pinguela.

Duas atitudes políticas e econômicas marcaram os anos de 1925 e 1926, a saber:

  1. Limitação do lucro das atividades econômicas em apenas 10%.
  2. Proibição das comercializações de cereais tais como, arroz, feijão, milho e café fora dos limites do município de Cândido Mota, SP.

Correio de Cândido Mota, SP

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) de Cândido Mota-SP.

O Correio, foi criado em 16 de julho de 1920 e instalado em 1921.

A unidade do Correio foi instalada, inicialmente, na rua Siqueira Campos; depois, mudou-se para a Rua São Paulo; em seguida, foi para a Rua João Pessoa; e, atualmente, situa-se na Rua Fadlo Jabur.

Portanto, a primeira funcionária foi Marília Gonçalves Madeira.

Em 1973, no entanto, segundo a pesquisa de Valter Marroni, os funcionários eram:

Agente postal: Maria Rosa Gonçalves Madeira

Agente postal eventual: Josefina Sígolo Fortuna

Auxiliar: João Henrique da Silva

Entregador: Edson Henrique da Silva

O Movimento Mensal, em 1973, era:

Expedidos: 1.140 registrados.

Recebidos: 950 registrados.

Cartas, impressos e jornais

Expedidos: 5.000 mensais

Recebidos: 4.000 mensais

As riquezas minerais da Cândido Mota

Antes de tudo, no início, a cidade de Cândido Mota-SP tinha uma riqueza abundante de argila, que foi usada pelas tradicionais fábricas de tijolos e telhas.

Assim sendo, por muito tempo, a “areia lavada” foi retirada do rio Paranapanema.

Para se ter uma ideia, em seguida, no ano de 1948, foram produzidas: 32 mil sacas de café; 7 mil sacas de feijão; 150 mil sacas de café em casca; 32 mil sacas de milho; 7,5 mil arrobas de algodão; 12 mil sacas de mamonas; mil sacas de amendoim; e 15 mil quilos de alfafa.

No ano de 1965, a produção foi de: 112 mil sacas de café; 180 toneladas de mandioca; como também, 100 mil sacas de milhos; 5 mil sacas de feijão; mas também, 5 mil sacas de mamona; 60 mil quilos de alfafa; e 40 mil sacas de arroz.

Os mapas

Acima um mapa que demonstra o período no centro oeste paulista era chamado de sertão desconhecido.

O mapa é de 1841, pouco antes de adentrar os desbravadores na nossa região.

O mapa acima demonstra o tipo de vegetação em 1910, veja que na nossa região predomina vasta área de floresta.

Acima mapa da capitania e província de São Paulo, na data de 1868.

O córrego do Jacu e a cidade de Cândido Mota, SP

Ele (córrego do Jacú) nasce na cidade de Assis, SP, corre em direção à vizinha cidade de Cândido Mota, SP, e deságua no rio Pirapitinga que posteriormente transborda no Rio Paranapanema.

Nossa região foi ocupada a partir do litoral (Santos e São Vicente), passando por São Paulo e São Bernardo de Campos e posteriormente chegando à nossa região.

Os primeiros desbravadores eram sertanistas, que vinham beirando os rios, abriam “clareiras” e formavam as roças.

Por volta do ano de 1880 até 1895 a água do Jacu era ponto de parada de boiadeiros, tropeiros e viajantes.

Nesta época já habitava a região alguns caboclos e mestiços de índios.

Neste momento, faz-se necessário contar a história da região para entender a história de Cândido Mota e Assis é primordial nesta compreensão.

Em 1914 por causa da linha férrea, nas nascente do córrego do Jacú ia surgindo um povoado em torno da pequena capela de madeira onde hoje é a Catedral de Assis.

Em 1915 Assis foi elevado a distrito.

Foi no ano de 1917 que o distrito de Assis foi elevado a município.

Foi no ano de 1921 que o território do atual Cândido Mota foi desmembrado do território de Assis, pois a Estação Parada do Jacú se tornou distrito.

Foi no ano de 1923 que Cândido Mota se tornou cidade.

Os povos originários que habitavam a região de Cândido Mota e Assis eram os Coroados, Chavantes e Cayóas.

Esses foram expulsos pelos bandeirantes desbravadores sertanejos.

Segundo o escritor e morador assisense Leoni Ferreira da Silva descreve as primeiras povoações da região.

Em 1914 chegaram os primeiros trilhos da estrada de ferro, após a chegada da malha ferroviária começaram a chegar os primeiros comerciantes, e as formações das primeiras comunidades.

Também estabeleceram os primeiros madeireiros.Também estabeleceram os primeiros madeireiros.

A extração de madeira foi de 1918 a 1940, alavancando muito esta região.

Entre 1805 a 1920 tinha plantado mais 50 milhões de pés de café.

A extração de madeira foi entre os anos de 1918 a 1840.

Prefeitos de Cândido Mota

Abaixo, os prefeitos de Cândido Mota, as fotos foram retiradas do site da prefeitura de Cândido Mota.

Estamos colocando os prefeitos na ordem inversa, da atualidade e antiguidade, portanto, revisite este artigo para rever as atualizações.

Os prefeitos de Cândido Mota

Acesse aqui para acessar a galeria dos prefeitos de Cândido Mota.

Fotos antigas Cândido Mota

Abaixo algumas fotos do desfile cívico em comemoração ao aniversário de Cândido Mota, SP.

O desfile cívico aconteceu na tarde/noite desta quinta-feira, dia 24 de outubro, nas principais ruas da cidade.
Abaixo colocamos fotos diversas, mas, sobretudo da escola de tempo integral José dos Santos Almeida, popular Grupinho.

Continue no artigo, pois no decorrer contamos parte da história de Cândido Mota – SP.

As fotos

3 comments

comments user
José

Muito bom o texto.

comments user
Edson Servilha

Parabéns Professor Márcio Alexandre, bonita a história de Candido Mota-SP.
Meus avós paternos foram proprietários de um sítio em Candido Mota-SP…por volta de 1.948 na Água da Espanholada.
Tem uma particularidade em Candido Mota-SP, por ser uma cidade plana é uma das cidades do Estado de São Paulo que tem a maior quantidade de bicicleta como meio de transporte.

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