Filosofia nas escolas 

Filosofia nas escolas

Filosofia nas escolas 

Filosofia nas escolas é o tema deste artigo.

Provavelmente você já tenha ouvido, ou lido essa frase “sei que nada sei”. 

Em primeiro lugar, que ela tem haver com o seu dia-a-dia?

Talvez você até use a frase citada acima, sem saber quem é o autor! 

No entanto, o autor é considerado como patrono da filosofia. 

Acima de tudo estamos falando de nada mesmo do que Sócrates. 

Contudo, Sócrates viveu na Grécia antiga tendo um testemunho de vida exemplar. 

Essa humilde afirmação que nada sabemos, faz com que, o ser humano, na sua ânsia existencial busque novas formas de conhecimentos. 

Filosofia nas escolas: a maiêutica socrática

Sócrates era dono de uma artimanha chamada maiêutica.

A maiêutica era a ciência, ou melhor a técnica em que sugeria que as pessoas gerassem as suas próprias ideias.

 E também questionaram o por que pensar daquela maneira e não de outra?

Outra célebre frase socrática era “conheça a si mesmo”

No período anterior a Sócrates, os pensadores filosóficos tinham a preocupação sobre as questões do cosmo (período cosmológico).

Sócrates também promoveu o período histórico denominado fase humanística ou socrática.

Ele incentivava as pessoas a refletirem sobre si mesmo e no seu íntimo.

 Neste período da filosofia o ser humano passa a ser o centro do universo. 

Até então a teoria era cosmo centrismo – universo no centro, os socráticos adotaram o antropocentrismo – homem no centro.

Filosofia nas escolas: a intenção

Qual a primeira intenção da filosofia na escola?

A intenção, no entanto, é fazer com que os alunos e alunas conheçam a si mesmos.

Desse modo, possam ter autonomia de pensamento, culturas e ideais. 

Apropriando do seu ser mais íntimo o educando e educanda são chamados efetivamente para serem geradores das suas próprias ideias. 

A finalidade da filosofia na escola é mais do que ensinar pensamentos, mas motivar a pensar sistematicamente e criticamente. 

Acima de tudo, o filósofo Kant dizia “Não se ensina filosofia, se ensina a filosofar”. 

Portanto, o axioma acima é a principal função da filosofia ensinar a pensar.

Considerações finais

Acesse mais contéudo filosófico.

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