Formas da violência

Pressupostos e implicações da opressão, da violência

Formas da violência

Formas da violência, é o tema dessa aula. Simples assim!

Estes conteúdos são dos slides da aula do Centro de Mídias (CMSP) da Secretaria de Educação do estado de São Paulo (SEDUC) da disciplina de Sociologia.

Conteúdo e objetivo das Formas da violência

Os conteúdos.

a. Violência: conceito;

b. Formas de violência: múltiplas dimensões e manifestações na vida social;

c.Teorias sociológicas da violência.

Os objetivos 

  1. Compreender as diferenças entre algumas formas de violência: física, psicológica e simbólica;
  2. Subsidiar a análise das causas e expressões da violência (explícitas e sutis) na sociedade.

Você também pode acessar comportamentos opressores e modos de violência.

Entendendo as formas de violências 

Vamos iniciar o estudo de um assunto muito delicado: violência.
Para tanto, é necessário providenciar uma definição para essa palavra.

Os alunos devem responder:
1. O que você entende por violência?

2, A violência é um dado normal da sociedade?
3. Você conhece algum tipo de violência pouco visível? Qual?

Uma definição para a violência

Segundo o sociólogo Sérgio Adorno, a violência é um conceito com muitas significações. Não existe um conceito universal que dê conta de todos os atos sociais percebidos como violentos. Quando se fala em violência, portanto, é preciso se perguntar do que estamos falando exatamente (homicídios, agressões contra a integridade físico-moral da pessoa, formas sutis de violência simbólica no cotidiano, como as piadas e atitudes que diferenciam homens e mulheres, brancos e negros, assim por diante). O importante é pensar a violência como um meio de resolução de conflitos, mas também as suas expressões que acabam por nos dividir (nós vs. eles). De acordo com o sociólogo, o fenômeno da violência tem especificidades e sofre transformações conforme o tempo e o espaço em que ocorre.

Mais uma definição para a violência

Para Marilena Chaui, “violência é um ato de brutalidade, sevícia e abuso físico e psíquico contra alguém e caracteriza relações intersubjetivas e sociais definidas pela opressão e intimidação, pelo medo e pelo terror. A violência se opõe à ética porque trata seres racionais e sensíveis, dotados de linguagem e de liberdade, como se fossem coisas, isto é, irracionais, insensíveis, mudos, inertes, passivos” (CHAUI, 1999, p. 5).

Lembramos que esse conteúdo é a primeira aula de sociologia do quarto bimestre da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC-SP).

Outra definição para a violência

Segundo Yves Michaud, “há violência quando, numa situação de interação, um ou vários autores agem de maneira direta ou indireta, maciça ou esparsa, causando danos a uma ou várias pessoas, seja em sua integridade física, seja em sua integridade moral, em suas posses ou em suas participações simbólicas e culturais” (MICHAUD, 1989, p. 13).

Dilemas do estudo da violência

É importante notar que a violência pode ocorrer dentro dos limites da lei, como no caso do uso da força pelo Estado com vistas à segurança pública e à manutenção da ordem social. No geral, a violência ocorre sem o consentimento da vítima, porém também pode acontecer de forma sutil, sem que se perceba (GIDDENS, 2012, p. 662-696).

Atividade 

De acordo com o exposto, seria INCORRETO afirmar sobre a violência que: 

a. Existem possibilidades de agir de modo violento e isso não ser considerado um crime pela lei vigente. 

b. Todo crime pode ser considerado uma violência, na medida em que prejudica a ordem social, mas nem toda violência é um crime passível de enquadramento. 

c. Necessariamente toda forma de violência é considerada crime na lei vigente. 

d. A violência pode ser compreendida como algo que afeta o desenvolvimento do ser humano. 

e. A percepção de um ato como violento pode variar cultural e historicamente.

Corrigindo 

De acordo com o exposto, seria INCORRETO afirmar sobre a violência que: 

a. Existem possibilidades de agir de modo violento e isso não ser considerado um crime pela lei vigente. 

b. Todo crime pode ser considerado uma violência, na medida em que prejudica a ordem social, mas nem toda violência é um crime passível de enquadramento. 

c. Necessariamente toda forma de violência é considerada crime na lei vigente. 

d. A violência pode ser compreendida como algo que afeta o desenvolvimento do ser humano. 

e. A percepção de um ato como violento pode variar cultural e historicamente.

Violência física

Lembrando que esses conteúdos são retirados dos slides da aula do Centro de Mídias (CMSP) da Secretaria de Educação do estado de São Paulo (SEDUC) da disciplina de Sociologia.

A violência física é a forma mais facilmente reconhecível. Ela costuma ser evidente visualmente e, muitas vezes, deixa sequelas visíveis nas vítimas. No entanto, as marcas da violência física também podem ser sutis ou não visíveis. Além disso, a violência física pode ser categorizada como direta ou indireta. A violência direta ocorre quando os instrumentos de agressão atingem diretamente a vítima, como em uma briga com ou sem armas. Já a violência indireta também é uma forma de agressão, mas atinge a vítima ao privá-la de meios de subsistência e proteção. Um exemplo disso seria privar a vítima de agasalhos, expondo-a ao frio.

Exemplo de violência física: agressão às mulheres

De acordo com a Rede de Observatórios da Segurança, no Brasil, uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas.

Violência psicológica

Trata-se de um tipo de violência que atinge a intimidade da vítima, de modo a ofender seus valores, suas crenças e seus sentimentos. Ela é sentida subjetivamente, mas apresenta igualmente um caráter objetivo, uma vez que pode ser facilmente observada em circunstâncias que envolvem agressões verbais. Mas não somente isso: no meio digital, por exemplo, a violência psicológica pode ocorrer sem que palavras sejam utilizadas. A exposição indesejada da imagem de uma pessoa na internet pode ser considerada uma forma de violência psicológica.

Exemplo de violência psicológica: assédio no trabalho

Dados do Tribunal Superior do Trabalho apontam mais de 52 mil casos registrados em 2021 de práticas de assédio moral ou sexual.

Violência simbólica

Entre as formas de violência mencionadas, esta talvez seja a mais sutil e nem sempre é facilmente detectada ou compreendida pela vítima ou por testemunhas. Essa forma de violência pode ser relacionada com a teoria sociológica de Pierre Bourdieu, que desenvolveu o conceito de poder simbólico. De acordo com essa teoria, um dos meios pelos quais grupos privilegiados exercem dominação na sociedade é por meio da imposição de suas representações e símbolos de classe e status, ao mesmo tempo em que privam grupos menos privilegiados de usar suas próprias referências culturais.

Tal violência pode ocorrer, inclusive, em situações aparentemente despretensiosas: quando alguém faz comentários impertinentes sobre o sotaque, as preferências musicais ou a identidade étnica na frente daquela pessoa; quando a vítima é induzida a cultuar um símbolo religioso que não lhe diz respeito; quando alguém é excluído de um grupo (escolar, de trabalho) ou de um clube esportivo, por exemplo, em função de sua origem social. Essa violência não é menos grave do que qualquer outra. Pelo contrário, pode gerar sofrimento intenso e profundo.

Exemplo de violência simbólica: desigualdade

De acordo com estudos da PUC-RS, negros ganham 17% menos do que brancos da mesma origem social.

Referências 

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2012. p. 1197. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Tradução de Sergio Miceli. São Paulo: Ática, 1974.

CHAUI, Marilena. Ética e violência. Teoria e Debate, n. 39, 1 out. 1998. Disponível em: https://teoriaedebate.org.br/1998/10/01/etica-e-violencia/. Acesso em: 28 jul. 2023.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 662-696.

LEMOV, Doug. Aula nota 10 3.0: 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Tradução de Daniel Vieira, Sandra M. Mallmann da Rosa. Revisão técnica de Fausto Camargo, Thuinie Daros. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2023.

MICHAUD, Yves. A violência. São Paulo: Ática, 1989. p.13 SÃO PAULO (Estado).

Currículo Paulista: Etapa Ensino Médio, 2020. Disponível em: https://cutt.ly/Cwc68WBa. Acesso em: 21 set. 2023.

ZALUAR, Alba. Um debate disperso: violência e crime no Brasil da redemocratização. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 3-17, set. 1999. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88391999000300002. Acesso em: 21 set. 2023. 

Saiba mais professor Márcio Alexandre

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