Técnica 1 – Sem escapatória
Técnica 1 – Sem escapatória é o tema deste artigo.
O objetivo deste estudo é fazer um fichamento das ideias centrais das técnicas proposta Doug Lemov, no livro Aula Nota 10.
Primeira técnica: Sem escapatória
Em uma turma com alto desempenho, todos aprendem.
No entanto, nesta turma sempre tem alunos que fogem das perguntas.
Aplicando a técnica sem escapatória
Neste momento se aplica a técnica primeira sem escapatória.
A técnica (sem escapatória) contempla todos os alunos, os que têm alto desempenho, pois estes querem socializar o que sabem e até mesmo os alunos que sempre fogem das indagações.
O ciclo das perguntas se encerra até que alguém dê a resposta correta.
Ideia chave da técnica sem escapatória
A ideia chave consiste em começar com uma pergunta, e encerrar sempre com a resposta certa.
Por exemplo, você pergunta ao aluno A, ela dá uma resposta evasiva, daí você pergunta ao aluno B, ele responde corretamente, então, você volta ao aluno A e pede para ele responder fazendo com que ele aprenda.
É o fundamento essencial da aprendizagem: errar para depois acertar.
Sem escapatória tem 4 formato
As sequências têm algo em comum, a saber, a incapacidade de saber do aluno.
Formato 1
Em síntese, você dá a resposta e pede para o aluno repetir.
Formato 2
Um aluno dá a resposta e outro aluno responde.
Você também pode aplicar a Técnica 23 (em coro) para que a sala toda responda a resposta correta.
Formato 3
Você dá uma dica (pista) e o aluno descobre.
Formato 4
Um aluno dá a pista e outros descobrem.
Considerações finais
As pistas são informações úteis para que o aluno chegue a sua conclusão.
Preferencialmente, priorize as dicas que são dadas pelos alunos, para que eles produzam seus próprios conhecimentos.
Naturalmente que você não pode fazer isso o tempo todo, senão você perde o controle da aula.
Afinal, mesmo dando respostas erradas o propósito é que os alunos aprendam com o próprio erro.
Publicar comentário