Técnica 22: De surpresa
Técnica 22: De surpresa, no entanto, é o tema deste post.
Doug Lemov, portanto, foi diretor da Uncommon nos Estados Unidos.
O principal livro dele, todavia, foi a obra AULA NOTA 10, publicado em 2010.
A publicação tem 63 técnicas, nesse sentido, para melhorar a prática na sala de aula.
Acesse o sumário do livro, simples assim!
Técnica 22: De surpresa
Na Técnica 22: De surpresa.
A Ideia-chave da técnica (De Surpresa) é:
“Garanta que sua aula todos os aluno tenham a expectativas de ser chamados a participar da aula. Para isso convoque para responder as perguntas mesmo aqueles que não tenham levantado a mão” (LEMOV, Doug, 130).
Aula na pratica
No dia 12 de agosto, no 6° ano A, apliquei a técnica de surpresa.
Pedi para os alunos analisarem a lâmina 3 da Aula 1 – Grécia e Roma – dinâmicas de inclusão e exclusão que mostrava a participação das mulheres nas campanhas politicas entre os ano 2000 a 2024.
Primeiro criamos a expectativas que qualquer um dos alunos poderia ser chamado.
Eu fui indicando alunos verificando a aprendizagem eficaz e sistemática.
Na pratica
No primiero momento somente os alunos de sempre engueram a mão.
Eu fui motivando eles a participarem de forma efetiva fazendo perguntas ao que mesnos participa.
O objetivo da atividade não teve aspecto negativo, ou melhor punitivo, apenas avaliativo.
Foi estimulado a outros alunos a darem a sua contribuição.
O objetivo é tornar o aluno responsável, afinal ele pode ser chamado a qualquer momento.
De surpresa é previsível
A técnica De surpresa é previsível, naturalmente é um bom remédio, mas, não é a cura.
Publicar comentário