Cândido Mota (São Paulo)

Cândido Mota, SP

Cândido Mota (São Paulo)

Neste você vai conhecer a cidade de Cândido Mota.

Será um belo passeio, pela parada do Jacu até a atual cidade de Cândido Mota.

Um desfrute para antigos e atuais moradores.

Boa viagem.

Visite sempre este artigo, afinal ele sempre está sendo atualizado.

Nesta pesquisa contamos com apoio cultural de alguns comércios e empresas.

E vamos contar as histórias delas aqui.

A primeira delas é a RTSystems de propriedade de Ricardo José Tófoli.

A  empresa está instalada na cidade de Cândido Mota desde 2008.

A RTSystems busca soluções em Tecnologia, desenvolvendo soluções em tecnológicas de informação, Websites e lojas virtuais, dentre outras.

Também confecciona cartões de visitas e banners, dentre outros serviços.

Além de Manutenção e formatação de Computadores, vendas de suprimentos de informática, consultoria em T.I  e muito mais.

Localizada na Rua Joaquim Galvão de França, 145 – Cândido Mota/SP

Horário de atendimento é de Segunda-feira à sexta-feira das 8:00h às 11:30 e das 13h às 18:00.

Comércio de Gás Doná

Rua São Caetano, 382 - Vila Operaria - CEP 19880-000 - Cândido Mota/SP
Rua Boituva 313, Vila Assunta, Cândido Mota, SP.

Contatos: (18) 33414500 ou (18) 99624-2787

Imagens dos produtos

História de Cândido Mota 

Durante o século XIX, houve um grande movimento de desbravadores e colonizadores rumo ao interior do estado de São Paulo, impulsionado pela descoberta de terras férteis e propícias para a agricultura. Essa expansão teve diversos motivos, incluindo a busca por novas oportunidades econômicas, a pressão demográfica nas áreas urbanas e a busca por terras para a produção de café, que se tornaria o principal produto de exportação do Brasil naquela época.

Os desbravadores enfrentaram grandes desafios ao adentrar a mata e abrir caminho para a colonização. Muitos enfrentaram dificuldades com o terreno acidentado, as doenças tropicais, a presença de povos indígenas e a escassez de recursos básicos. No entanto, o potencial econômico e as oportunidades de prosperidade oferecidas pelas terras do interior paulista foram motivos suficientes para que muitos se arriscassem nessa empreitada.

Com o tempo, esses desbravadores contribuíram para o processo de ocupação e desenvolvimento do estado de São Paulo, estabelecendo novas cidades, construindo infraestrutura e impulsionando a economia local. O ciclo do café, em particular, foi fundamental para o crescimento econômico da região e para a consolidação do poder político e econômico de São Paulo no cenário nacional.

Imagem da região na época do desbravamento
Imagem da região na época do desbravamento

Adentrando a mata

Foi no ano de 1887 que o governo do estado de São Paulo criou a Companhia Colonizadora Paulista (CPP).

O objetivo do CPP era coletar informações básicas: números de rios, qualidade e quantidade de solo cultivável, riquezas minerais, quantidade e localização de população originária (indígenas), dentre outras informações.

Neste vamos fazendo uma contextualização do cenário nacional e internacional. 

No ano de 1850 (18 de setembro) o imperador dom Pedro II criou as divisões rurais de latifúndios.

Ainda em 1850 foi decretada a Lei Eusébio de Queirós encerra o tráfico de escravos ultramarino.

Entre os anos 1850 a 1852 ocorreu a Guerra da Prata entre Uruguai, Argentina e Brasil.

Mudança de cenário
Lembrando que nessa época a caça era permitida
Lembrando que nessa época a caça era permitida

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Modificação do cenário 

Foi assim, que gradualmente o cenário local foi se modificando, saindo das matas cerradas para cultivo de plantas e animais domesticados.

Sempre deve-se considerar que nesta região habitava-se os originários (indígenas).

Os mineiros vieram para o estado de São Paulo por causa das crise do minérios no estado de Minas Gerais.

Um mineiro popular foi José Teodoro de Souza  que chegou à região de Botucatu, SP, no ano de 1850.

A marcha pioneira foi intensificada pelas imigrações japonesa e italiana e o cultivo do café.

Posteriormente chegaram outros imigrantes, japoneses e italianos, sobretudo para o cultivo do café.

Lembrando que no período do cultivo do café as terras já estavam desbravadas, foi um período bem posterior.

Entrega de alimentos
Observe que os paẽs ficavam dependurados nos portões 
Ifood da antiguidade
Entrega de alimentos Observe que os pães
ficavam dependurados nos portões
Ifood da antiguidade

Desbravando 

Nesta parte destacamos o processo e entrada para o interior do estado de São Paulo, este fenômeno chamamos de imersão.

Num primeiro momento os portugueses colonizadores povoaram apenas o litoral, com o passar dos anos, talvez até pela escassez da matéria prima, os colonizadores sentiram a necessidade de adentrar mais e mais.

Essas características de imersão cabem mais as capitanias.

As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial que ficou dividida em 15 territórios.

Desbravando o interior

No ano de 1890 (século XIX) o governo de São Paulo montou uma comitiva de desbravadores para adentrar o interior.

Qual percurso foi feito?

Adentrou pelo rio do Peixe via Botucatu, SP, distante 242 Km via rodovia.

Em que ano a caravana chegou à região de Botucatu?

Era ano de 1891.

Praça da Matriz 
Não sabemos precisar a data
Praça da Matriz com fonte
Não sabemos precisar a data

Administração da cidade 

O povoado foi chamado de “Posto ou Parada do Jacu”.

Foi no ano de 1920, especificamente em 22 de abril.

Em 24 de dezembro de 1921, pela lei 1831, foi elevado distrito de Assis, SP.

No dia 28 de dezembro (lei 1956) se emancipou de Assis.

A primeira comarca foi instalada em 14 de março de 1924.

Nome de Cândido Mota

Você já se perguntou por que a cidade não se chama Coronel Venâncio?

Eu já!

Devido ao fato de Cândido Mota  ser de notória visibilidade.

Cândido Mota  foi secretário estadual da agricultura.

Ele também tinha terras na região de Cândido Mota, SP.

O ex-vereador Walter Marroni (em memória), na sua pesquisa intitulada Histórico de Cândido Mota. Evolução sócio-econômica e política de 26 de outubro de 1973, relata que homenagear Coronel Carneiro, fecharia as portas do município para outras possibilidades.

Por isso, homenagearam Cândido Mota.

Ao meu ver atitude louvável.

Antigo largo da Rodoviária
Antigo largo da Rodoviária

A primeira Câmara 

Esta foi eleita em 01 de março de 1924 por cidadãos cândido-motenses são eles: Diogenes Bravo, Manuel Fernandes Barreira, Otacílio da Cruz Peixoto, Antônio da Silva Vieira, Antônio Villas Boas, e José Rita Araújo.

Em  13 de março de 1924 foi realizada a primeira sessão.

Nesta ocasião, a reunião foi conduzida pelo mais experiente (Diógenes Bravo) que legitimou a primeira legislatura para o biênio 1924-1925.

Em 17 de março de 1924 , realizou a reunião de escolha dos cargos, sendo esses: 

Presidente: Otacílio da Cruz Peixoto.

Vice-presidente: José Rita de Araújo.

Nesta ocasião também foram eleitos os representantes do executivo.

Ficando prefeito o senhor Antônio da Silva Vieira.

E no cargo de vice-prefeito, o senhor Manuel Fernandes Barreira.

Fatos interessantes

No ano de 1924 foi definido o perímetro urbano da cidade.

Em 05 de julho de 1923 foi um momento marcante da instalação do primeiro poste de iluminação pública. A pedido do então vice-prefeito Manoel F. Barreira.

Outro fato marcante e histórico é que em 17  de setembro as autoridades locais conseguiram conter os “revoltosos”, adeptos da Revolução de 1922 a 1924, fato históricos de guerra com o governo de federal e paulista.

Tal ato protegeu o patrimônio material e cultural da cidade de Cândido Mota, SP.

Foi no ano de 1925 que os defuntos começaram a ser sepultados em Cândido Mota, SP.

O cemitério está no mesmo local de agora, na Avenida da Saudade, depois da Escola Estadual Rachid Jabur e próximo da COOPERMOTA.

Outro fato marcante foi o terceiro projeto de lei instituído em 16 de abril criando a primeira estrada de automóvel, entre Cândido Mota e Assis, isso mesmo, automóvel, até então os meios de transporte eram via cavalo.

Hoje é a rodovia Benedito Pires no município de Cândido Mota, SP, e avenida com o mesmo nome no município de Assis.

No ano de 1925 foi criada a estrada carroçável fazendo conexão entre a cidade e o bairro rural da água da Pinguela.

Duas atitudes políticas e econômicas marcam os anos de 1925 e 1926, a saber:

  1. limitação do lucro das atividades econômicas em apenas 10%.
  2. foi proibida as comercializações de cereais tais como, arroz, feijão, milho e café fora dos limites de município de Cândido Mota, SP.
Foto retirada na nossa região.
Não especificamente em Cândido Mota, mas, dá para se ter uma ideia de como era o meio de transporte da época.
Foto retirada na nossa região.
Não especificamente em Cândido Mota, mas, dá para se ter uma ideia de como era o meio de transporte da época.

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